Vou recomendar um desenho animado, mas primeiro vou falar um pouco do preconceito que as pessoas têm contra este tipo de filmes. Todos nós já ouvimos dizer que os “desenhos animados são para crianças”, mas isso é mentira. Muitos deles têm como público-alvo as crianças, no entanto há casos em que acontece o contrário, como por exemplo com o “Incrível mundo de Gumball”, que é um dos desenhos mais originais que existem e que faz rir qualquer um, seja criança ou adulto.
Voltando à recomendação, tenho a certeza de que qualquer pessoa que passou a infância a ver “Cartoon Network” ou que é fã de desenho vai reconhecer este nome: “Adventure Time” ou “Hora de aventura”, em português. É um dos mais famosos da década, juntamente com o “Incrível Mundo de Gumball”, que já citei, “Regular Show”, “Gravity Falls”, “Steven Universe” etc.
A “Hora de Aventura” foi lançado em 2010 e o seu último episódio saiu em 2019. Apesar de o foco inicial ser infantil, tem uma grande quantidade de fás entre adolescentes e adultos, com uma média semanal de 2 a 3 milhões de espectadores. Além disso, já foi várias vezes vencedor de prémios importantes e também já inspirou várias coleções de roupas e outros produtos relacionados, como por exemplo, jogos eletrónicos.
E vocês, leitores, perguntam: o que faz “Hora de Aventura” ser tão especial??!! Eu respondo: além de ter uma animação lindíssima, feita 100% à mão, também aborda vários assuntos pouco habituais. Por exemplo, quando a personagem Sra. Raposa, que por acaso é uma raposa, é expulsa do bando, por às vezes gostar de andar sozinha e não de estar sempre com as outras raposas, isso quer dizer que o que é diferente nem sempre é mau ou errado, pode até estar certo.
Para quem já viu “Hora de Aventura” e está triste porque não há novos episódios, a HBO MAX, que é uma plataforma como a Netflix, comprou quatro episódios extras de 40 minutos, há aproximadamente um ano. Recentemente, também anunciou que comprou mais 10 episódios e, obviamente, estes episódios todos vão explicar muitas pontas soltas que não foram resolvidas na série.
Gonçalo Silva, 8C