Voluntariado, a palestra que mexeu com o 9.º ano. O testemunho da Mariana.

4.2
(5)

Na passada segunda-feira, dia 31 de janeiro, a nossa escola recebeu o presidente da Comissão Justiça e Paz de Braga, Bernardino Silva.

Dino, como gosta de ser chamado veio partilhar com os alunos do 9º ano as suas experiências em voluntariado, sendo elas em diferentes países como o Brasil, Iraque, Líbano, Somália,… Percebemos que vinha mostrar-nos uma outra forma de viver a interculturalidade.

Dino respondeu e esclareceu dúvidas, contando como tudo começou e partilhando também algumas das suas viagens.

O professor de moral explicou que quando ele era jovem não havia tantas distrações como hoje em dia, estava inserido no grupo de jovens da igreja, na catequese e era escuteiro. Estas experiências abriu-lhe portas para conhecer vários missionários. No seu 11º ano, numa aula de filosofia, um missionário foi partilhar a sua experiência e ele ficou com o seu contacto. No final do seu 12º ano, Dino recebeu uma bolsa de dois anos e nesse período de tempo foi estudar para Espanha, onde se voluntariou num hospital psiquiátrico.

Mas sua primeira grande experiência de voluntariado foi na Bolívia. Mesmo depois de ter voltado para Portugal e ter começado o seu curso universitário, no verão costumava estar em missões de voluntariado. Contou que a melhor parte das suas viagens são as memórias que traz para partilhar.

Bernardino explicou que em muitos países, qualquer pessoa com uma educação básica pode ser um voluntário, para ensinar a ler e escrever. Percebemos que cada um de nós  poderia ser um voluntário, mas fazer a diferença nestes contextos exige preparação e muita vontade de dar-se aos outros.

Mariana 9.ºC

Gostaste desta publicação?

Deixa a tua votação! Ou se quiseres, comenta abaixo.

Média das votações 4.2 / 5. Vote count: 5

Ainda sem votos. Queres ser o primeiro?

Ai é?

Segue-nos nas Redes Sociais