Yeonmi Park – “Porque escolhi viver”. Uma historia de dor e esperança na Coreia do Norte

4
(4)

Porque escolhi viver é o relato assombroso da história de Yeonmi Park, uma ativista dos direitos humanos nascida em 2007 na Coreia do Norte, país onde viveu até aos 13 anos, altura em que a fome, o desespero e a morte do pai a levaram em busca de uma nova vida.

Num relato apaixonante, a autora relata-nos na primeira parte do livro os horrores de viver num dos países mais repressores do mundo, onde as pessoas morrem de fome, o pensamento é controlado por uma máquina estatal impiedosa e onde a esperança de felicidade não passa disso mesmo. Com 13 anos, decide escapar do país, juntamente com a mãe e a irmã, vendo-se envolvida em redes de tráfico de seres humanos, de prostituição das quais consegue, com determinação e astúcia, escapar.

Atravessando o deserto de Gobi, na Mongólia, depois de ter passado pela China, é acolhida na Coreia do Sul onde, contra tudo e contra todos, consegue terminar o ensino básico, depois o secundário e entrar numa das universidades mais prestigiadas de Seul para tirar Direito e conseguir fazer aquilo com que sempre sonhou: defender as vítimas de todo o tipo de injustiças.

Com apenas 21 anos, começa a escrever as suas dolorosas memórias como forma de libertar fantasmas interiores que a atormentam permanentemente. A violação da mãe, a venda de mulheres que valem somente 200 dolares numa rede cruel de tráfico, as perseguições e ameaças do regime ficam registadas neste livro para que todo o mundo saiba que milhões pessoas sofrem diariamente com a crueldade de líderes despótico.

Um livro que vale a pena ler.

Comunica

Gostaste desta publicação?

Deixa a tua votação! Ou se quiseres, comenta abaixo.

Média das votações 4 / 5. Vote count: 4

Ainda sem votos. Queres ser o primeiro?

Ai é?

Segue-nos nas Redes Sociais