Direção

Direção

Jorge Dias, Diretor

Licenciado em Ensino de Matemática e Ciências da Natureza, Curso de Pós-Graduação em Administração Escolar e Inovação Educacional.

João Cunha, Subdiretor

Licenciado em Ensino de Físico-Química.

Elisabete Lima, Adjunta do Diretor

Licenciada em Ensino de Português e Inglês

Sandra Lima, Adjunta do Diretor

Professora do 1.º Ciclo do Ensino Básico, Licenciada em Ensino de Matemática e Ciências da Natureza, Curso de Pós-Graduação em Administração Escolar e Inovação Educacional

Plano de Intervenção

Apresentação

“Manifesto a disponibilidade para ser reconduzido num segundo mandato no exercício das funções de diretor do Agrupamento de Escolas de Freixo convicto de que uma liderança forte está subjacente a elevados índices de exigência e rigor. A realidade social e económica que atualmente vivemos exige que a Escola se transforme e reinvente frequentemente, promovendo a inovação e a mudança, abrindo-se à comunidade e agregando parceiros estratégicos que contribuam para a melhoria da qualidade do serviço que presta à sua comunidade.
Considero que a minha experiência profissional como professor e como membro do órgão de gestão me capacitam da experiência necessária para identificar as prioridades de intervenção e a definir o percurso do Agrupamento assente em elevados índices de eficiência e eficácia.
Importa referir que não se trata apenas de um envolvimento profissional. Como consequência da minha ligação a este Agrupamento desde há muitos anos, foi possível desenvolver laços emocionais e de pertença a esta comunidade que pretendo continuar a representar de forma responsável e competente.
Melhorar a qualidade das aprendizagens desenvolvidas, promovendo simultaneamente o desenvolvimento de competências transversais, continuará a ser um desígnio no sentido de promover a formação integral dos nossos alunos e assim contribuir para o desenvolvimento pessoal e social desta comunidade.”
Carta de Missão
“O Agrupamento de Escolas de Freixo, tal como é referido no seu Projeto Educativo, tem como missão cumprir os princípios gerais plasmados na Lei de Bases do Sistema Educativo, dando resposta às necessidades resultantes da realidade social, contribuindo para o desenvolvimento pleno e harmonioso dos discentes, promovendo a formação de cidadãos livres, autónomos, responsáveis, solidários e que valorizem a dimensão humana do trabalho. Proporcionar ferramentas diversificadas que possibilitem a exploração das suas capacidades intelectuais, físicas e artísticas, formando cidadãos com espírito crítico e criativo, com impacto no meio social em que se integram e que se empenhem na procura de soluções para uma transformação progressiva do meio envolvente.
A missão do Diretor orienta-se para dar cumprimento à missão definida para o Agrupamento. É essencial continuar a investir na identidade do Agrupamento como escola de referência, inovadora e inclusiva e que essa identidade continue a ser reconhecida pela qualidade e relevância das atividades que desenvolve, do papel que tem em toda a comunidade, da participação em múltiplas iniciativas locais, regionais e nacionais, promovendo parcerias de forma consistente e eficaz.
Importa desenvolver uma eficaz gestão dos recursos materiais e humanos, considerando valores essenciais como a responsabilidade, boa-fé, transparência e imparcialidade.
Continuar-se-á a promover a participação mais ativa da comunidade educativa, preservando a autonomia no âmbito pedagógico.”