A educação e a formação são fatores reconhecidos de desenvolvimento económico, tecnológico e de coesão social, bem como de desenvolvimento pessoal e o exercício pleno da cidadania. A escola permanece o ambiente propício à aprendizagem e ao desenvolvimento de competências, onde alunos e alunas adquirem as múltiplas literacias que precisam de mobilizar, a fim de responder às exigências da atualidade. As questões relacionadas com a sustentabilidade, a interculturalidade, a igualdade, a identidade, a participação na vida democrática, a inovação e a criatividade estão mais do que nunca no foco do debate atual e colocam desafios e exigências à educação.
Neste sentido, na componente do currículo de Cidadania e Desenvolvimento (CD), os alunos preparam-se para a vida, tornando-se cidadãos democráticos, participativos e humanistas, com competências e valores não só para conhecer e compreender o mundo, mas para encontrar soluções, em comunidade, que contribuam para um desenvolvimento sustentável e inclusivo.
A Estratégia de Educação para a Cidadania no Agrupamento de Escolas de Freixo é transversal a todo o Projeto Educativo, tendo como propósito, tornar possível a construção de uma sociedade mais justa, socialmente responsável, democrática e feliz. Esse contributo, que visa a qualificação individual e a cidadania democrática, traduz-se na apropriação efetiva de conhecimentos, capacidades e atitudes, desenvolvendo as competências que permitam aos alunos deste agrupamento de escolas prosseguir, com sucesso a sua formação académica, inserir-se no mercado de trabalho e contribuir para a construção de uma sociedade progressivamente melhor.