O Maker Faire Rome, selecionou o Agrupamento de Escolas de Freixo com o projeto "Dance Robot art, build your STEM dreams" a participar, de 14 a 15 de outubro de 2016, num dos maiores eventos tecnológicos em território europeu.

O Maker Faire Rome é organizado pela Innova Camera, Special Agency of the Rome’s Chamber of Commerce, cuja missão é colocar a cidade de Roma no centro do debate sobre a inovação, a difusão da cultura digital e desenvolver o empreendedorismo individual e coletivo. Será um evento onde pessoas de todas as idades e origens se reúnem para mostrar o que estão a desenvolver e compartilhar as suas ideias e projetos com todo o mundo.

O Make Faire Roma combina ciência, ficção científica, tecnologia, entretenimento e negócios para criar algo totalmente novo. No Maker Faire encontraremos invenções no campo da ciência e tecnologia (de impressoras 3D, wearables, drones, robôs e desenvolvimento digital), mas também novas formas de arte, entretenimento, artesanato, experiências gastronómicas e atrações nunca antes vistas.

O número de projetos selecionados foi limitado a apenas 15 escolas Europeias. O projeto do Agrupamento de Escolas de Freixo faz parte deste grupo restrito de 15 escolas.

Com este projeto pretendemos mostrar o que de melhor se faz no Agrupamento de Escolas de Freixo, nomeadamente no Clube de Robótica e no FabLab Freixo. Desde impressões em 3D a sistemas inovadores de locomoção robótica aliados à arte. O Agrupamento de Escolas de Freixo tem vindo, nos últimos anos, a trabalhar na construção de robôs autónomos, quer no Clube de Robótica (desde 2006) quer, mais recentemente, no FabLab Freixo (2014) com o apoio da Weproductise.

A construção de robôs é uma atividade com um forte caráter multidisciplinar. Esta atividade requer conceitos aplicados de diversas áreas. Isso faz com que a construção de pequenos robôs seja uma atividade de valor educativo considerável contribuindo para sedimentar os conhecimentos adquiridos pelos alunos.

Para além disso, inclui um conjunto de medidas destinadas a estimular o gosto pela ciência, da importância e aplicações da ciência no dia-a-dia e despertar o interesse em áreas científicas ainda inexploradas. Este ano, o robô idealizado pelos alunos teve por base o popular jogo Minecraft Education”. O jogo e personagem virtuais, “ganharam vida”: https://www.youtube.com/watch?v=Q01DVLNTq0c

A organização do Maker Faire convidou 2 alunos e 1 professor a viajar para Roma, onde terão como missão partilhar as suas ideias e criar uma rede “Maker” europeia! No entanto, muitos mais alunos e professores fazem parte deste grande grupo de “Makers Freixo”.

Assim, acreditamos que a participação no Maker Faire Rome será um passo importante na partilha de conhecimentos com os participantes!

Meteo Freixo

Weather Underground PWS IPONTEDE127

Escola Saudável

Ementa mensal

Follow Hope

Regulamento Geral da Proteção de Dados

Encarregado de Proteção de Dados

Direção de Serviços da Região Norte – Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares

Encarregado: Esmeralda Diegues Nascimento
E-mail: rgpd.dsrn@dgeste.mec.pt
Telefone: 225 191 900
Morada: Rua António Carneiro, 98, 4349-003 Porto

POLÍTICA DE PRIVACIDADE DOS DADOS PESSOAIS

Go to top