Relatório Final PPIP-2019

O relatório tem como objeto o Projeto Piloto de Inovação Pedagógica (PPIP), do Agrupamento de Escolas de Freixo (AEF). É uma escola pública fundada, em 1986, situada no Concelho de Ponte de Lima. Com cerca 650 alunos do pré-escolar até ao 9.º ano, serve uma população de mais de 7 mil habitantes, sendo o maior empregador da área (65 Professores e 35 Assistentes Operacionais e Administrativos). Devido às severas dificuldades económicas da região, mais de 70% dos alunos são subsidiados. Ao longo da sua existência, o AEF tem vindo a construir um percurso de inovação e procura de respostas para os seus problemas. Se, em 1998, aderiu
ao Projeto de Gestão Flexível do Currículo, iniciativa do Ministério da Educação, como uma das escolas piloto para o seu desenvolvimento, essa experiência proporcionou uma aprendizagem fundamental para os passos seguintes, que resultaram em muitas outras iniciativas nas mais diversas áreas; em 2016, a convite do Ministério da Educação, iniciou o PIPP, que pretende experimentar uma profunda alteração curricular e pedagógica em seis ou sete escolas portuguesas.
Assim, o AEF assume-se como uma referência no que diz respeito ao seu papel na educação, mas também no desporto, artes e experiências pedagógicas e tecnológicas inovadoras, acreditando-se, profundamente, que a escola tem de se adaptar a um novo modelo de aprendizagem, que é fortemente impulsionado pelo uso das tecnologias. É necessário inovar e alargar as oportunidades, trazendo metodologias mais abertas para a sala de aula e para a escola, desejando-se desenvolver o conhecimento e competências dos alunos, ajudando-os a tornarem-se o mais autónomos possível, cidadãos e profissionais de sucesso, atingindo os seus objetivos de vida a todos os níveis.

Poderá ser consultado, no link que se segue o relatório elaborado pelo Perito Externo, Doutor José Augusto Pacheco.

Relatório PPIP – AEFreixo 2019