Fojo do Lobo

O fojo do lobo é uma armadilha construída com muros de pedra destinada a capturar e exterminar lobos. Só uma imensa quantidade destes animais, no passado, é que justifica a existência de tantas armadilhas espalhadas pelas Serras do Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG).

No PNPG, existem dois modelos diferentes deste tipo de armadilhas: o fojo de cabrita (com formato circular) e o de paredes longas e convergentes (em forma de “V”). O primeiro funcionava através da colocação de um animal, numa pedra alta, no interior dos muros, com o objetivo de atrair o lobo para o interior da armadilha. O segundo, que normalmente convergia para um fosso profundo, era mais frequente, devido à sua maior eficácia. Quer entrasse no círculo de paredes altas para atacar a presa, quer caísse no fosso profundo, normalmente em consequência de perseguições organizadas pelos populares, o lobo ficava incapacitado de fugir, sendo posteriormente abatido.

As construções em “V” abundam no PNPG, especialmente na Serra Amarela e na Serra do Gerês, algumas delas em muito bom estado. O acesso, porém, varia entre um grau de dificuldade que vai do moderado ao difícil.

Exemplos de algumas construções circulares, de acesso pedonal fácil a moderado: Fojo do lobo da Portela da Fairra (acessível a partir da povoação de Parada do Outeiro, concelho de Montalegre) Fojo do lobo situado no sopé de S. João da Fraga (acessível a partir da aldeia de Pitões das Júnias, também do concelho de Montalegre), Fojo da Cabrita (próximo das povoações de Lombadinha e Avelar, na Serra do Soajo,  (acessível através do Trilho dos Bicos/Rota dos Romeiros da Peneda); Fojo de Guende (Galiza, próximo de Lobios)

Exemplos de construção em “V”, de acesso pedonal fácil: Germil (Serra Amarela), Fafião e Xertelo (Serra do Gerês, concelho de Montalegre).

Fojo de Guende
Fojo da Cabrita (Serra do Soajo)
Fojo do Lobo de Xertelo
Fojo do lobo de Xertelo
Fojo do Lobo de Pincães

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *